FLEXIBILIDADE DE HORARIOS
Neste estudo, baseado no artigo “Trabalhador ganha com horário flexível”, do site www.administradores.com.br, abordaremos a influência do tempo de trabalho na vida dos trabalhadores e no desenvolvimento da sociedade, o que envolve a análise da relação do homem com o trabalho, ressaltando as vantagens e desvantagens de flexibilizar a rotina do trabalhador.
Nos últimos anos houve um aumento do número de empresas que consideram a flexibilidade de horário na formação da rotina de seus funcionários visando maior satisfação e por conseqüência maior produtividade. Estas empresas oferecem alternativas de horários para que os funcionários possam dar conta da rotina pessoal conciliada com a rotina profissional.
A reorganização do tempo de trabalho permite ao empregado determinar tempo para cada atividade pessoal ou profissional fazendo com que seja possível atender a todas as necessidades diárias sem prejudicar nenhum dos setores, o que gera qualidade de vida.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
A rotina das pessoas tem mudado a cada ano e cada vez mais é preciso se organizar para conseguir realizar todas as atividades rotineiras sem deixar que nenhuma fique sem suporte. As empresas estão sendo obrigadas se adaptar a estas mudanças e aplicar flexibilidade a suas formas de trabalho, desta forma, alguns modelos tradicionais de trabalho têm se mostrado ineficazes no que diz respeito à qualidade de vida e produtividade do trabalhador, faazendo com que seja criado um novo modelo ambiente de negócios, e as estratégias de remuneração.
Podemos perceber as mudanças dentro das diferentes gerações, que dentro cós conceitos administrativos atualmente temos três: A baby boomer, nascidos na década de 60; a geração X, nascidos na década de 70; e a geração Y, nascidos na década de 80.
Na transição de cada geração temos um aumento da preocupação com relação a qualidade de vida no trabalho, tempo livre e flexibilidade de horário de trabalho. A