Flag Football
Flag football é uma versão do futebol americano. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down. Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro. O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (Tackle) poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos acabam sendo caros.
Entidades
A mais organizada entidade do Flag Football no Brasil é a LPFA (Liga Paulista de Futebol Americano), já que é a entidade que possui o maior campeonato e o maior número de atletas inscritos na modalidade Flag. O Torneio Principal da LPFA conta com 20 equipes, divididas em duas conferências
Locais de treinamento A maioria das equipes treina em parques públicos na cidade de São Paulo (exceção feita aos times que possuem parcerias), como o Villa-Lobos, o da Juventude e do Ibirapuera. Recentemente, porém, houve uma proibição da prática de esportes coletivos fora das quadras poliesportivas no Ibirapuera o que forçou alguns times a treinarem ao lado do Obelisco, em frente ao Parque do Ibirapuera.
O jogo
O jogo deve ser jogado por 2 times de 8 jogadores cada. Um time deve ter, no mínimo, 7 jogadores para participar da partida, caso contrário será aplicado um WO
O campo
Dimensões do campo:
• Comprimento: Máximo de 60 m . Mínimo de 50m , mais 10m de cada End Zone;
• Largura: Máximo de 40m . Mínimo de 35m;
• Área total: Máxima 80m x 40m. Mínima 70m x 35m.
A cronometragem
• Cada partida é dividida em 4 tempos chamados de quarto e com duração de 10 minutos corridos.
• O vencedor de um sorteio de cara ou coroa escolhe realizar o kick-off ou o lado do campo. No começo do 3º quarto o time que começou recebendo a bola irá chutá-la.
• Após o fim de cada quarto os times devem trocar de lado no campo.
• Entre o 2º e o 3º