FLAGBOL
CONCEITO:
Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) ". Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.
No Brasil a modalidade 5x5 é a mais praticada em função de propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação (ex: quadra poliesportiva ).
HISTÓRIA:
O Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados. Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis. Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun - México.
No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri. Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes, foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol Americano. Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de
Flagbol (World Cup - Flag Football) realizada em Cocoa Beach –EUA, obtendo a 10ª colocação.
A QUADRA:
FUNDAMENTOS:
Empunhadura na bola:
Lançamento