fisíca
De acordo com a segunda lei de Newton, quando aplicamos uma força em um objeto que possui massa, ele passa a adquirir uma aceleração (F=m.a). O mesmo acontece com um corpo em rotação. Assim como um corpo massivo apresenta sua tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, que inclusive pode ser zero, no caso em que o somatório das forças atuantes é nulo, também existe uma resistência à mudança no movimento rotacional. Também chamado de momento de inércia que apresenta resistência à mudança da sua velocidade angular. Contribui mais para a elevação do momento de inércia a porção de massa que está afastada do eixo de giro.
Ao analisar o momento de inércia (I), chegaremos a expressão: I=m.R²
Onde: (I) => Momento de inércia (m) => Massa do corpo (R) => Raio de rotação
Fig. 01: representação de um corpo a uma distância R de seu eixo de rotação.
Torque é uma grandeza vetorial. Definida com uma força F em relação a um ponto P, o produto entre a intensidade dessa força pela distância d ao ponto P(que no caso da imagem seria o próprio raio R), considerando sua distância em relação à sua linha de ação. Assim a variação do momento angular pode ocorrer como resultado da variação da posição ou da variação da quantidade de movimento.
T = ±F . d
O sinal do torque representa somente o sentido da rotação. Se positivo, indica que o movimento se dá no sentido anti-horário, e se negativo o movimento se dá no sentido horário.
ENSAIO 1 04
Foi observado que a inércia de rotação é maior no caso da vareta I. Levando em consideração que, quando a massa estiver mais afastada do eixo de giro, maior será a inércia. E no momento da experiência foi perceptível o