fistula Obstetrica
Praticamente todas as ocorrências de fístula são resultantes de partos obstruídos. Em regiões remotas da África, onde há poucos hospitais e parteiras e cuidados obstétricos são raros, complicações podem prolongar o parto por dias.
Sintomas da fístula
Devido à abertura anormal que se criou para a bexiga ou para o reto, uma mulher com fístula vai sofrer com a constante incontinência urinária e fecal através de sua vagina. Os fluidos causam uma dor desagradável e podem causar queimaduras às pernas da mulher. Geralmente, as mulheres reduzem drasticamente a ingestão de fluidos na tentativa de reduzir o fluxo de urina, o que pode resultar em doença renal ou pedras nos rins. Na maioria dos casos, mulheres com fístulas obstétricas desenvolvem sintomas psicológicos. As complicações durante o parto podem causar, por vezes, danos nervosos, ocasionando a paralisia de uma ou ambas as pernas da mulher ou dificuldades para flexionar os pés – condição conhecida como "pé caído".
Esses problemas podem isolar ainda mais a mulher, o que, por sua vez, pode levar à desnutrição e a sua exclusão da sociedade.
Prevenção:
Intensificar as actividades de Planeamento Faminliar, Cuidados Pré-natais, Partos Institucionais, Cuidados Obstétricos de Emergência e Cuidados Pós parto para as Adolescentes e Jovens e todas as Mulheres em geral, com especial atenção às que vivem em zonas de difícil acesso. Integrar os conteúdos de prevenção programas de Educação para a Saúde a todos os níveis. Incluir os conteúdos de prevenção formal ou em serviço em todas carreiras profissionais da saúde, incluindo os de formação não específica Tradicionais.
Tratamento . Após a cirurgia, a paciente vai precisar manter um