Fissuras
As patologias no concreto possuem duas causas:
- Causas Químicas
- Causas Físicas
Sendo a cristalização de sais uma patologia de causa física
EFLORESCENCIA
O que é? São depósitos normalmente brancos que se formam sobre a superfície do concreto, argamassas, tijolos, pedras e outros materiais porosos, que alteram a estética dos acabamentos. As eflorescências se formam pela dissolução pelas águas de infiltrações dos sais (hidróxido de cálcio/ principalmente) do cimento e cal.Quando a água evapora, deposita estes sais na superfície. Fatores externos que contribuem: Quantidade de água, Tempo de contato, Elevação de temperatura e Porosidade do material.
Desintegração
Atualmente, a degradação por sais solúveis é reconhecida como um dos principais mecanismos de degradação dos materiais de construção porosos como a pedra, as argamassas e os cerâmicos. É especialmente relevante em edifícios antigos pelas seguintes razões principais:
A degradação por sais progride geralmente mais depressa nas alvenarias antigas, baseadas em materiais de baixa resistência mecânica como as argamassas de cal aérea.
Os edifícios antigos incluem materiais muito porosos e hidrófilos, que favorecem o ingresso e a permanência de umidade na sua rede porosa;
Sais e umidade com origens diversas podem acumular-se na alvenaria ao longo dos anos, em particular durante períodos de deterioração construtiva
--
Os sais solúveis provocam também degradação em edifícios recentes, nomeadamente problemas estéticos e de salubridade, resultantes da presença de eflorescências, e ao agravamento de anomalias devidas à umidade.
Os problemas de sais são uma conseqüência da presença de umidade, o que nos edifícios recentes decorre normalmente de defeitos construtivos.
E, devido à falta de meios para efetuar uma intervenção corretiva eficaz, a presença de sais solúveis obriga muitas vezes, também nos edifícios recentes, a reparações recorrentes com