Fisioterapia
VALÉRIA RODRIGUES COSTA DE OLIVEIRA1
RESUMO: Este artigo reconstitui o surgimento e profissionalização da Fisioterapia na Inglaterra e nos Estados Unidos, fundamentando-se em autores que retratam as histórias da Associação Americana de Fisioterapia e da Sociedade Patenteada de Fisioterapia.
Palavras-chave: história mundial, fisioterapia, fisioterapeuta. ABSTRACT: This article reconstitutes the Physiotherapy's origins and professionalization in the British Isles and in the United States of America, basing in authors that tell the histories of American Physical Therapy Association and of the Chartered Society of Physiotherapy.
Este trabalho tem como objeto de análise a história da Fisioterapia no mundo, destacando seu desenvolvimento na Inglaterra e nos Estados Unidos. A apresentação do contexto histórico busca demonstrar as diversas fases e práticas adotadas ao longo do processo de construção da atividade. Dessa maneira, foram delimitados os marcos norteadores que influenciaram a formação dos profissionais que atuam na área, identificando os conhecimentos que fizeram parte de sua formação e influenciaram elaboração dos primeiros currículos específicos dos cursos de Fisioterapia.
1
Professora do Curso de Fisioterapia da Unversidade Católica de Goiás; Supervisora do convênio CEAF/UCG.
1
PDF Created with deskPDF PDF Writer - Trial :: http://www.docudesk.com
Mesmo ciente de que os recursos físicos têm sido utilizados desde a Antigüidade com o objetivo de promover relaxamento ou estimulação, para prevenir deformidades ou remediá-las, o marco inicial deste texto é o contexto europeu, mais precisamente a Inglaterra do século XIX. Esse recorte espacial e temporal justifica-se por dois motivos.
Primeiramente, por remeter a um período de industrialização, no qual se deu o desenvolvimento das bases racionais, metodológicas e mecânicas das terapias aplicadas, que se beneficiaram das transformações