Fisioterapia
A inflamação, também chamada de processo inflamatório, é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Ela faz parte do sistema imunológico. A resposta inflamatória está intimamente ligada ao processo de reparo. Ela destrói, dilui ou isola o agente nocivo e desencadeia uma série de eventos que tentam curar e reconstituir o tecido danificado. Durante a fase de reparação, o tecido danificado é substituído por meio da regeneração das células pelo preenchimento com tecido fibroso (cicatrização). Classicamente, a inflamação é constituída pelos seguintes sinais e sintomas:
1 Calor; aquecimento
2 Rubor; vermelhidão
3 Edema; inchaço
4 Dor;
5 Perda de função.
Apesar de esses fenômenos estarem divididos em cinco fases todos eles acontecem como um processo único e conjunto, o que faz da inflamação um processo dinâmico.
Temos também as fases da inflamação, que são:
1 Fase Irritativa: é a fase que perdura por toda a inflamação, caracterizada pela liberação de mediadores químicos decorrente da ação do agente agressor nos tecidos.
2 Fase Vascular: consiste no aumento da permeabilidade do vaso e vasodilatação.
3 Fase Exsudativa : caracterizado pela formação de exsudato celular e plasmático, oriundo do aumento da permeabilidade do vaso.
4 Fase Degenerativa-Necrótica: fase em que evidenciam células mortas, necrosadas e produtos de degeneração.
5 Fase produtiva-reparativa : multiplicação de células e reparação tecidual. O local lesionado pode regenerar (mesmo tipo de célula) ou cicatrizar (tecido fibroso). Essa é a fase final que visa recompor o tecido lesionado.
As inflamações podem ser classificadas quanto ao tempo de duração como: AGUDAS ou CRÔNICAS as agudas tendo um curso rápido (entre 1 a 2 semanas) e as crônicas constituindo processos mais demorados (superam 3 meses),os mecanismos iniciais serão os mesmo para os dois tipos, assim sendo, o que diferencia essa divisão é o tempo de exposição ao