Fisioterapia
O envelhecimento saudável é resultado da integralidade multidimensional entre a saúde física, mental, independência na vida diária, socialização, suporte familiar e independência econômica. Porém, há fatores que causam o desequilíbrio dessa integralidade. O envelhecimento natural é um processo progressivo e contínuo, que durante o qual, ocorre um declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, refletindo intensamente na capacidade funcional do idoso.
Objetivos da Fisioterapia Geriátrica A fisioterapia geriátrica tem como objetivo principal, a independência do idoso para a execução das atividades da vida diária, na ânsia de minimizar as consequências fisiológicas e patológicas do envelhecimento, garantindo a melhoria da mobilidade e contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória.
A atuação da fisioterapia geriátrica não é limitada. Ela reúne um conjunto extenso de exercícios físicos e respiratórios que tem como objetivo manter a funcionalidade e o bem estar do idoso, assim como evitar ou retardar complicações. Contribui para um estilo de vida mais ativo, proporcionando um envelhecer motor e funcional com saúde, qualidade e maior independência funcional possível.
As principais alterações funcionais que acometem os idosos são:
• Diminuição da força muscular
• Alteração do equilíbrio
• Degeneração articulares
• Dores e cansaço
• Alteração na coordenação motora
• Alterações posturais
• Alteração na marcha
Essas alterações não somente evoluem e levam a perda de qualidade de vida, como podem causar complicações como traumatismos e fraturas por quedas. Essas complicações causam consequências fatais. Pois, o idoso acamado, esta exposto a adquirir pneumonias e alterações circulatórias, devido à imobilidade, contribuindo ao acúmulo de secreções e a formação de trombos.
Apesar de o fenômeno envelhecer ser natural, o idoso tem que ser tratado de forma integral, respeitando as suas