fisioterapia
FISITERAPIA CARDIOPNEUMOFUNCIONAL E EM UTI
Campina Grande, Novembro 2014.
Campina Grande, Novembro de 2014.
FISIOTERAPIA CARDIOPNEUMOFUNCIONAL
Seminário solicitado pela professora Ms. Priscilla Indianara di Paula e Pinto, ministrante da disciplina história e fundamentos da fisioterapia da Unesc Faculdades da turma do primeiro período, em cumprimento a parte da nota da terceira unidade.
INTROUÇÃO
A respiração é um processo essencial a vida, é a maneira pela qual se efetuam as trocas gasosas entre os pulmões e o meio exterior. Para que os pulmões permaneças funcionando corretamente é necessária a integridade das estruturas anatômicas e que as vias aéreas estejam limpas sem obstáculos, como as secreções, que impeçam a passagem do ar. Existe uma grande variedade de patologias que acometem o sistema cardiorespiratório (DPOC,asma, bronquite, etc.) exigindo tratamento clínico específico e reabilitação adequada. Apesar de o tratamento fisioterápico ser diferenciado para cada patologia, os objetivo são comuns: melhorar a ventilação e a oxigenação pulmonar, facilitar a eliminação de secreções, reduzir a a dor e maximizar a tolerância ao exercício, diminuir o trabalho respiratório e cardíaco.
A fisioterapia cardiorrspiratória na busca de oferecer melhor qualidade de vida ao pacientes, seja no atendimento ambulatorial ou hospitalar, elaborou diversas técnicas de tratamento. Algumas das técnicas são utilizadas no pré e pós operatório de cirurgias torácico-abdominais(cirurgia cardíaca, bariátrica, pulmonares...) com o objetivo de preparar bem os pulmões e o coração evitan complicações pós cirúrgica. Neste trabalho abordaremos mais um pouco mais a fundo sobre a fisioterapia cardiopneumofuncional, seu público alvo, principais recursos, reconhecimento pelo coffito, locais de atuação, remuneração da profissão, competências e