sdfghjkiuytgfds
17578 palavras
71 páginas
Faculdades Integradas TibiriçáC O N T A B I L I D A D E
C O M E R C I A L
“É o ramo da contabilidade aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações”.
Prof. Ms. José Divanil Spósito Berbel
“O otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. O pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade”.
(winston Churchill)
A Ciência da Contabilidade: Cenário, Tendências e futuro.
Visitando-se as bibliotecas das nossas principais Universidades, constata-se a existência de um bom número de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre docência, na área do conhecimento da Ciência Contábil.
Em muitos casos são verdadeiras “obras de arte” que representam condignamente a produção científica da nobre classe contábil brasileira. Trabalhos resultantes de anos de estudos, vivência prática, árdua e profunda pesquisa. O produto final significa a manutenção viva da base científica do pensamento e da teoria contábil, desde os primórdios até o presente.
Os abnegados pesquisadores, autores dessas obras, submeteram-se à doutas bancas examinadoras, em audiências públicas, à época da apresentação dos projetos e posteriormente do trabalho final, ocasião em que foram laureados com os títulos de Especialistas, Mestres, Doutores e Livres Docentes.
Os temas são normalmente voltados para a área acadêmica, como metodologia do ensino superior, análise educacional, teoria contábil, etc. ou para aplicação na esfera profissional: contabilidade avançada, tributária, pública, rural, de custos, gerencial, bancária; sistemas de informações, auditoria, controladoria, análise de demonstrações financeiras, etc.
Tão gratificante como o cenário ora apresentado, a tendência é também motivadora com o surgimento de muitos assuntos emergentes que representam desafios para a classe contábil.
Como resultado do processo de avanço do