projeto etico polictico do assistente social
551 palavras
3 páginas
Introdução Diante da relevância que a direção que este projeto assume para a profissão e para a classe trabalhadora, a pesquisa busca apreender a contextualização histórica do Projeto ético-político profissional do Serviço Social, bem como a percepção que os Assistentes sociais têm acerca do Projeto ético-político profissional, identificando as possibilidades de efetivação deste projeto no dia-a-dia da prática profissional.
1.1 O que é o projeto Ético Politico?
Historicamente foi criado a partir das transições dos anos 1970 aos 1980, em uma grande redemocratização da sociedade Brasileira, deixando de lado o conservadorismo muito presente no Serviço Social.
Inúmeras transformações na década de 1990, que afetaram muito a produção, economia, politica, estado, cultura e trabalho. Isso tudo foi marcado pela acumulação flexível e pelo neoliberalismo.
O principal aspecto para desenvolver melhor o projeto ético politico, foram grandes lutas politicas pela democracia que foi o pontapé na interlocução entre a profissão e a ciência, tendo um estudo respeitado no conjunto da categoria.
Foram feitas grandes transformações e mudanças na profissão para adapta-las nas condições democráticas da questão social. E essa questão social começou a partir do momento que a classe trabalhadora foi em busca de reivindicar os seus direitos trabalhistas, enfrentando a grande luta contra o capital. Com o decorrer dessa luta entra o profissional do Serviço Social auxiliando e ajudando os trabalhadores contra a mais valia.
1.2 No que se baseia o projeto Ético Politico? Vincula-se em um projeto societário que vem fazendo uma nova ordem social, ajudando a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Com isso entra uma grande dimensão politica, que e a favor da justiça social em uma grande perspectiva na ampliação e consolidação da cidadania. Essa participação politica vem com uma grande riqueza socialmente