Surf
Iniciada pelos polinésios, a prática de deslizar de pé sobre as ondas já esteve ligada a ritos religiosos e cerimoniais. O Ocidente moderno tomou conhecimento do costume por intermédio do explorador britânico James Cook (1728-1779), que se deparou com a incrível cena de homens flutuando sobre as águas no arquipélago do Havaí. Mas sua difusão como esporte só se concretizaria a partir do início do século XX, quando apareceram os primeiros clubes de surfe na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos, tornando –se mania entre os jovens.
O reconhecimento veio com o campeão olímpico de natação e pai do surfe moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo. Com isso o arquipélago ( Havaí ) e os esportes passaram a ser reconhecidos internacionalmente dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prêmio.
Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas do mar, as pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários que acreditava-se que ao fábricar sua própria prancha se transmitia todas as energias positivas nela e ao praticar o "esporte" se libertava das energias negativas, porem os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que sua pratica seria um culto ao espírito do mar em sua cultura original.
A organização do campeonato mundial é responsabilidade da ASP - Associação de Surfistas Profissionais.
Caracteristicas :
Os surfistas (surfers) possuem a natureza como filosofia de vida, desde o mar, as ondas e as energias. Possuem um estilo próprio de vestimentas , com roupas leves, desde bermudas, saias, e roupas apropriadas para a prática desportiva.
Na passagem dos anos 1960 para os 70, uma nova revolução cultural mundial ficaria impregnada no universo simbólico do surfe: o movimento hippie. As roupas os tornavam facilmente identificáveis: calças de cós