diversidade
A discussão sobre dimensão social de raça é ainda um assunto presente nos dias de hoje, mesmo havendo tantas teorias e esclarecimentos sobre ética e diversidade cultural ainda existe barreiras a serem derrubadas até mesmo no meio da publicidade e propaganda.
É notável a forma em que propagandas fazem verdadeiras apologias ao racismo e a outros tipos de preconceito, mesmo indo de encontro com o código de ética da publicidade, onde diz que “Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade”.
As consequências são inúmeras para qualquer empresa, pessoa ou organização podem sofrer, desde prejuízos financeiros a punições pela Lei, como esta previsto na Lei 7.716 “Art.20; inciso 2°: se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza.” Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
Seria necessário promover interações, dentro das empresas e organizações, sobre ética, moral e diversidade de modo geral para que fosse possível obter uma mudança de dentro dessas para fora no meio social. Ênio Vergeiro (2014) presidente da Associação de Profissionais de Propaganda citou que “A ética é a mesma ética de sempre, mas ela precisa ser relembrada e colocada aos nossos padrões atuais de comunicação.”.
Contudo respeito é o que falta para a sociedade aceitar as diversidades, por mais que exista hoje em dia o falso moralismo é necessário cultivar o amor ao próximo, em todas as ações deve-se haver respeito para que essa realidade possa mudar e não se propagar, da forma que esta acontecendo nos dias atuais.