Fisioterapia
Na década de trinta, no Brasil, a fisioterapia era realizada por médicos de reabilitação, ela se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial quando o país se envolve na guerra. Adquirindo um papel importante na recuperação de sequelas físicas dos combatentes.
Até o ano de 1951 o fisioterapeuta era subordinado aos médicos e não tinha reconhecimento na saúde pública brasileira. Só a partir do decreto de Lei Nº 938 de outubro de 1969 a profissão de fisioterapeuta passa a ser regulamentada.
Se antes o fisioterapeuta não recebia o reconhecimento da sua importância na saúde pública, com a aprovação da Lei Nº 10. 024 de 2002, que regulamenta o atendimento fisioterapêutico domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o profissional passa a ser reconhecido como um importante integrante da equipe médica.
O papel do fisioterapeuta na saúde pública não se resume apenas na recuperação de pacientes, mas também na prevenção. Essa prevenção é feita em grupos por profissionais que orientam gestantes no parto, realizam orientações sobre a postura correta e entre outras formas de terapias.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48040/fisioterapia-x-saude-publica#ixzz3IiVc8Ka9 http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48040/fisioterapia-x-saude-publica Atuação do Fisioterapeuta
O fisioterapeuta é conhecido como o profissional que cuida da reabilitação de funções motoras.
Compreender o movimento do corpo humano. Este é, em resumo, o objetivo fundamental do fisioterapeuta, que atua, ao longo de sua carreira, na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas, em qualquer idade. Intrínseca a seu trabalho está, também, a busca pela qualidade de vida e auto-estima dos pacientes, outra preocupação sempre presente no dia-a-dia desse profissional.
A Fisioterapia conquistou lugar, principalmente, nos consultórios e clínicas particulares. A profissão, entretanto, passa por uma fase de