fisioterapia
O esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estômago,tem a função única de conduzir o alimento, não participando na digestão ou absorção . Se localiza posteriomente à traquéia começando na altura da 7ª vértebra cervical. Perfura o diafragma pela abertura chamada hiato esofágico e termina na parte superior do estômago. Mede cerca de 25 centímetros de comprimento.
Passagem do Alimento
Quando não há alimento passando através do esôfago, seu revestimento interno permanece em dobras , as quais preenchem o lúmen ou espaço central.
A presença de alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento mova-se para o estômago.As contrações são repetidas em ondas que empurram o alimento em direção ao estômago. A passagem do alimento sólido, ou semi-sólido, da boca para o estômago leva 4-8 segundos ; alimentos muito moles e líquidos passam cerca de 1 segundo.
O esôfago é formado por três porções: Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia. Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral). Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofâgica.
Estrutura Esofágica
Seccionada, o esôfago tem quatro camadas:
Mucosa: a camada mais interna e formada de epitélio estratificado escamoso, resiste á ação abrasiva do alimento.
Submucosa: composta de tecido conectivo frouxo, contém glândulas que secretam muco para ajudar na passagem do alimento.
Camada muscular: músculo estriado (sob controle voluntário) na parte superior do esôfago; músculo liso,na parte inferior e uma combinação na região média.
Túnica adventícia: uma cobertura de tecido conjuntivo fibroso.
A irrigação do esôfago deriva de ramos da aorta e da artéria subclávica.Como em geral ocorre no corpo, as veias que drenam o esôfago tendem a passar ao lado