Fisioterapia
Manutenção da amplitude de movimento articular
Este exercício tem o objetivo de manter ou ganhar amplitude do movimento de flexão e extensão do joelho, e evitar o piora ou o aparecimento da fibrose cicatricial. Deitado de bruços, com a perna esticada, dobre-a lentamente até o final da flexão (sem dor) e mantenha por 5 segundos.
Estenda a perna lentamente, sustentando o peso até que o pé toque a cama. Não force a extensão, respeite o limite da articulação. Este exercício pode ser feito com as duas pernas ao mesmo tempo, comparando-se a amplitude de flexão entre os dois lados. Repita o movimento 10 vezes
3 Fortalecimento – Propriocepção articular
Este exercício trabalha o fortalecimento isométrico de coxa e a propriocepção articular do joelho. Deitado, segure com os pés contra a parede uma almofada ou uma bola de plástico bem flexível. Com as articulações do joelho e quadril flexionadas a 90 graus, faça o movimento de empurrar o pé contra a parede, amassando a almofada. O movimento é cíclico, rápido e curto e não é necessário fazer muita força. Faça por 1 minuto com uma perna e repita com a outra, 3 vezes cada.
4 Propriocepção articular em pé
Tente se equilibrar com uma perna só sobre uma almofada fina. Faça pequenas flexões e extensões de joelho durante o exercício. Fique próximo da parede ou de algum local que possa se apoiar na falta de equilíbrio, para evitar quedas; não coloque a almofada sobre um tapete, para não escorregar.
Faça por 1 minuto e repita com a outra perna.
2 Alongamento de músculos posteriores da coxa
Sentado, com a coluna reta, afaste as pernas até formar um ângulo de 45 graus entre elas. Uma perna de cada vez, leve a mão até a ponta do pé e puxe-a na direção do tronco. Mantenha a posição por 20 segundos e repita com o outro lado, 3 vezes em cada perna. Atenção para a pequena toalha sob os joelhos, isso evita a hiperextensão da articulação.
Crioterapia – Compressa de gelo
Caso