Mohandas Karamchand Ghandi
Mohandas Karamchand Ghandi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869.
Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.
Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.
Ideais defendidos
Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos.
Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.
Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi.
SUA IMPORTANCIA PARA A INDIA E PARA O MUNDO
Mahatma Gandhi foi o principal personagem na luta pela independenciada Índia após dois séculos de domínio britânico.
Na Àfrica do sul,ele descobriu o combate contra o racismo e resolveu dedicar-se á luta pela independencia indiana,com base na "política de não violência"
Na índia em 1915,Gandhi começou a difundir suas ideias.Prega a desobediência civil, que inclui o boicote a produtos britânicos e a recusa ao pagamento de impostos,e a não violência.Deixa o partido do congresso em 1934 e concentra-se na luta pela independencia e pela redução da pobreza no país.Preso várias vezes,fez do jejum sua arma de resistência,com muitas