fisioterapia
R) São proteínas transmembranosas encontradas em grande quantidade que agem como poro na membrana celular e permitem a passagem seletiva de íons (Ex.: Íons de potássio, de sódio e de cálcio), por meio do qual passa a corrente elétrica dentro e fora da célula. Essas proteínas podem possuir mais duas características importantes: 1; seletividade a um determinado tipo de íon e 2. Resposta a sinais elétricos, mecânicos ou químicos.
2. Quais as diferenças entre transcrição e tradução?
R) Transcrição
É o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir da informação contida na sequência de nucleotídeos de uma molécula de DNA de fita dupla, ou seja, é o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir de um gene. O RNA de todos os tipos é transcrito de um filamento-molde de DNA, catalisado por diversas enzimas referidas como RNA-polimerase. A sequência de nucleotídeos do RNA é complementar à do filamento molde de DNA, exceto quanto à substituição de timina por uracila. A região que foi transcrita do DNA para o RNA é denominada de região codificante. Promotores são regiões de reconhecimento e interação entre a RNA-polimerase e o DNA que sinaliza o começo da transcrição.
Classes de RNA
A mólecula de RNA que é produzida pode ser um mRNA (RNA mensageiro), um rRNA (RNA ribossômico) ou um tRNA (RNA transportador). Todos são transcritos de genes diferentes e cada um tem uma função especial na célula.
RNA mensageiro (mRNA). A especifidade para uma determinada sequência de aminoácidos é determinada pelo RNA mensageiro. A cópia da sequência de bases do DNA para uma cadeia complementar de RNAm, é passado ao citoplasma. Esta etapa decorre no núcleo, mais exatamente no nucléolo. Apenas uma cadeia de DNA é usada como molde para síntese de RNAm, segundo a regra do emparelhamento de bases. Esta síntese é comandada pela enzima RNA-polimerase. Após a passagem da RNA-polimerase a cadeia de DNA volta fechar, formando-se as