Plano de ensino racismo na mídia
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUACAÇÃO (FAED)
CURSO: HISTÓRIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PRÁTICA CURRICULAR
PROFESSORA: BARBARA GIESE
ALUNAS: ALINI FARIAS E CAMILA FERNANDA ALBINO
Planejamento de aulas destinado a alunos do 2° ano do
Ensino Médio público – Instituto Estadual de Educação (IEE)
INTRODUÇÃO
Dentre os muitos problemas que a sociedade apresenta está o racismo, que aparece embutido em conceitos revividos muitas vezes forma inconsciente pelos cidadãos todos os dias, atitudes cotidianas, itens de consumo, segregação social e racial, problemas sociais maquiados e deturpação da imagem do negro pela mídia. O adolescente em processo de formação é facilmente manipulado, por isso a importância de estimular o senso crítico e trabalhar o tema em sala de aula, de forma que os próprios alunos possam perceber os problemas. As instituições escolares têm a responsabilidade de promover inclusão social, igualdade, solidariedade e respeito mútuo, além de ensinar, educar e preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho, a escola tem o papel de formar cidadãos conscientes e críticos, aptos para o convívio social.
PLANO DE AULA: A CONSTRUÇÃO DO NEGRO ATRAVÉS DA MÍDIA
OBJETIVO GERAL
Conhecer, estudar e compreender a História como campo disciplinar e de pesquisa, através da discussão bibliografica e do contato com diferentes tipos de fontes historiográficas, som e imagem. Provocar a reflexão, conscientização e desenvolver o senso crítico do estudante.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a importância de refletir e debater aspectos sociais;
- Aprender a trabalhar a escrita e oral;
- Discutir sobre a presença de preconceitos, os estereótipos e o racismo embutidos na sociedade e na mídia visando a construção de uma postura de tolerância e respeito;
- Compreender a formação da sociedade brasileira e construir conceitos de raça, etnia, racismo e preconceito.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1°