PLANO DE AULA
ESCOLA: Munic Ensino Fund: Rafael Gonzaga
PROF:Antônio Cruz, Josilene Carames, Lucicley Figueiredo, José Eliton, José Roberto, Raimunda Pantoja, Domingos de Jesus.
DURAÇAO DA ATIVIDADE: 12 horas aulas de 8° ano do Ensino Fundamental CONTEUDO: identidade,diversidade,escravidao, preconceito,racismo .
OBJETIVO GERAL :
*reconhecer a diversidade presente em sala ,frente as diferencas visando a construçao de uma postura de tolerancia e respeito ao outro.
OBJETIVO ESPECIFICO: importancia da convivencia
*Identificar postura preconceituosas de colegas em sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral.
*Respeita colegas e profesores/as que pertence as diferentes classes sociais, etnias, raças religioes, dentre outros.
*Conhecer alguns elementos da cultura negra e valorizar-lá. METODOLOGIA:
1-Apartir das questoes discutidas em relaçao aos negros e ao preconceito, criar pesquisas em relaçao a identidade do negro na sociedade brasileira, buscando superar, as imagens negativas presente na midia.
2-Socilizaçao e reflexao a respeito das apresentaçoes.construçao coletiva dos conceitos de raças,etnia, preconceito e racismo.
3-Produçao textual: apartir das atividades desenvolvidas.produzir um relatório descrevendo a situaçao do racismo e do preconceito no Brasil. as açoes desenvolvidas visando superaçao da discriminaçao e a importancia da valorizaçao da diversidade etnico-cultural.
RECURSOS:
Notbook, papel, caneta, caderno, lapis de cor, tinta guache, tesoura, cola,
AVALIAÇAO:
Como critério serao considerados os indices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades de apresentaçao e suas atitudes de reconhecimento da importancia e do respeito as diversas culturas.
CONSIDERAÇOES FINAIS: Baseado nos textos de José Ricardo Oriá Fernandes e Luis Antonio Cunha. Que a questao social é conteudo obrigatório no curriculo escolar . A