Fisioterapia
Fototerapia é a modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia cutânea de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas dermatoses.
Pode ser feita aplicação de radiação ultravioleta A (UVA) ou ultravioleta B (UVB) em uma cabine fechada. A radiação ultravioleta A é feita em combinação com fotossensibilizantes, modalidade conhecida como terapia PUVA (associação de psoraleno com UVA). Já a radiação ultravioleta B pode ser aplicada de forma isolada, não sendo necessário o uso de medicações fotossensibilizantes.
É utilizada para tratar diversas doenças de pele como psoríase, vitiligo, linfoma cutâneo de células T, dermatite atópica, alopecia universal, prurigo nodular, prurido de causa renal, esclerodermia e além de outras dermatoses. Cada paciente e doença requerem um número de sessões de tratamento. Geralmente são necessários 2 a 3 sessões por semana por um período de tempo variado.
A terapia PUVA foi desenvolvida originalmente na década de 40 para tratar vitiligo e o uso de ultravioleta B de banda estreita (radiação com comprimento de onda definido entre 311-312 nm) surgiu como terapêutica promissora para aqueles pacientes que não podem fazer uso da medicação fotossensibilizante como crianças, portadores de doenças hepáticas ou renais.
Antes de iniciar a fototerapia o paciente deve ser avaliado quanto à sua função hepática, renal, oftalmológica, além de exame dermatológico minucioso para evidenciar dermatoses concomitantes.
OBS. Assim como qualquer outra modalidade terapêutica a fototerapia apresenta limitações, como o equipamento necessário, a disponibilidade do paciente em aderir ao tratamento e considerações clínicas como a dose cumulativa total dos raios UV e suas conseqüências.A fototerapia demanda alguns cuidados e acompanhamento criterioso para que se tenha a resposta terapêutica efetiva e não apresente efeitos indesejados que