Fisioterapia
FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA INFANTIL: As limitações das crianças com distúrbios neurológicos e a atuação do fisioterapeuta
Trabalho solicitado como componente a nota da segunda avaliação da disciplina construção do conhecimento e metodologia da pesquisa, pela Prof. Ms. Fernanda Kallyne R. de Oliveira, sobre o tema que foi definido para nosso grupo, dentro da turma Fisioterapia 2MA.
Fisioterapia neurológica infantil
As limitações das crianças com distúrbios neurológicos e a atuação do fisioterapeuta.
Hipótese:
O fisioterapeuta exerce papel importante na reabilitação de crianças com distúrbios neurológicos
Justificativa:
Segundo a OMS (organização mundial da saúde) cerca de um bilhão de pessoas nascem ou apresentam com o passar da vida algum tipo de dano neurológico que pode se tornar reversível e irreversível, segundo uma pesquisa da mesma organização é previsto que para os próximos vinte anos esse número venha a dobrar, levando cerca de 6,8 milhões de pessoas a morte, ou seja, um percentual de 12% da população mundial. O fisioterapeuta exerce um papel fundamental nessa problemática, pois ele tem a função de reabilitar, prevenir e tratar os pacientes que apresentam quadros de danos neurológicos; dessa maneira trazendo de volta a vida social ativa essas pessoas que sofreram com algum dano neurológico. A fisioterapia neurológica infantil exerce papel importante para tratar de crianças que venham a serem acometidas com problemas como esses como são os exemplos de síndromes como a de Down, Duchenne, erros inatos do metabolismo como a Ostogenessi imperfecta, o retardo mental, meningite, entre outras.
Há doenças reversíveis e irreversíveis. No caso das doenças reversíveis o fisioterapeuta é capaz de realizar com o auxilio de