O Tênis de Mesa
O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses.
Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído.
A HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA
Existem várias teorias sobre a origem do tênis de mesa, e a mais aceita delas é a de que militares ingleses, no século XVIII, tentando jogar tênis, acabaram criando uma versão alternativa do esporte. No lugar da mesa se usava uma caixa de papelão, as raquetes eram feitas de tampas de caixas, e rolhas substituíam as bolas.
O tênis de mesa só surgiu com vigor, porém, em 1900, quando o inglês James Gibbs levou uma bola de celulóide dos Estados Unidos para a Europa. Foi nessa época que a nova modalidade foi batizada de “ping pong” devido ao barulho produzido pelas raquetes e pelo quicar da bolinha.
Meses depois, no entanto, uma empresa patenteou o nome para vender o “produto” como um jogo de tênis em miniatura. Assim, a solução encontrada pelos praticantes foi criar o “tênis de mesa”.
O responsável pela formatação das regras foi Ivor Montagu, da Universidade de Cambridge, em 1922. Quatro anos depois, Áustria, Inglaterra, Alemanha, Hungria e Suécia fundaram a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em Londres. Nesse mesmo ano, foi disputado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, que começou a se expandir pelo mundo. Porém, sua inclusão no programa dos Jogos Olímpicos demoraria para ser efetivada, acontecendo somente na edição de 1988, em Seul, na Coréia do Sul.
- Nos Jogos Olímpicos são disputadas provas simples (masculina e feminina) e equipes (masculina e feminina).
REGRAS E EQUIPAMENTOS A MESA
A mesa de tênis é feita com uma superfície plana retangular com a medida de 2,74 metros de comprimento por