Fisioterapia
O fisioterapeuta executa tarefas no tratamento de meningites, encefalites, doenças reumáticas, paralisias, seqüelas de acidentes vascular-cerebrais e outros, empregando ginástica corretiva, cinesioterapia, eletroterapia, hidroterapia, mecanoterapia, massoterapia, fisioterapia desportiva e técnicas especiais de reeducação muscular, para obter o máximo de recuperação funcional dos órgãos e tecidos afetados.
Formação necessária para ser Fisioterapeuta
Para os profissionais desta área, estão disponíveis cursos que abordam as técnicas de prevenção e tratamento dos distúrbios do movimento humano e ainda cursos sobre métodos de habilitação e reabilitação do movimento. Além dos alunos graduados em Fisioterapia, há possibilidade de atuar nesta área por meio dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física. Os alunos graduados em Engenharia Elétrica e Mecânica também podem atuar na área, desenvolvendo projetos de próteses, instrumentos e equipamentos para deficientes físicos.
Formação Básica
Para atuar como Fisioterapeuta é necessário que tenha o curso superior em Fisioterapia. Cursos de especialização enriquecem o perfil do profissional, que pode optar por especializar-ser na área ortopédica, neurológica, cardiológica, respiratória, oncológica, geriátrica, neonatológica, desportiva ou de acupuntura. É importante a atualização por meio de congressos, além de conhecimentos em outros idiomas como o inglês.
Formação Adicional
O fisioterapeuta poderá atualizar-se por meio dos cursos de especialização e pós-graduação disponíveis, como:
- Especialização em Fisioterapia – UFMG
- Mestrado em Fisioterapia – UFSCar
- Mestrado Profissionalizante em Fisiologia do Exercício – Unifesp
Catho Recomenda
Apresentamos mais de 50 Cursos Rápidos para o seu desenvolvimento em diversas áreas. Esses cursos são gratuitos apenas para assinantes Catho.
Para este cargo, sugerimos os seguintes cursos:
- Gestão do Tempo
- Planejamento e