fisioterapia
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio,oxigênio, e nitrogênio unidos entre eles de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas as partes se ligam a ele), e um radical característico de cada aminoácido. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Aminoácidos alfa são aqueles que apresentam fórmula geral: R - CH (NH2) - COOH na qual R é um radical orgânico. No aminoácido glicina o radical é o elemento H O carbono ligado ao radical R é denominado carbono 2 ou alfa. Os aminoácidos alfa (cerca de vinte) são constituintes de todas as proteínas e peptídeos, portanto, de toda a matéria viva.
As proteínas são alfa-polímeros formados por alfa-aminoácidos. Uma cadeia formada por 2 alfa aminoácidos é um dipeptídeo, até 50 alfa-aminoácido um polipeptídeo.
Os aminoácidos podem ser classificados da seguinte maneira:
Fórmula estrutural dos aminoácidos
• Sua essencialidade; • Sua estrutura;
• Seu radical;
• Seu destino;
• Sua ocorrência;
Essencialidade e Estrutura:
Aminoácidos não-essenciais são aqueles os quais o corpo humano pode sintetizar. São eles:
* Alanina (Ala / A)
* Asparagina (Asn / N)
* Glicina (Gly / G)
* Glutamina (Gln / Q)
*Prolina (Pro / P) * Serina (Ser / S)
* Glutamato ou ácido glutâmico (Glu / E)
* Aspartato ou ácido aspártico (Asp / D)
Aminoácidos essenciais são aqueles que os organismos (normalmente o humano) não é capaz de sintetizar, mas é requerido para o seu funcionamento. Existem aminoácidos que são essenciais apenas em determinadas situações patológicas ou em organismos jovens e em