Fisioterapia dermato funcional
A pele é o maior sistema de órgãos expostos ao meio ambiente e nosso primeiro meio de comunicação1, logo necessita de cuidados essenciais para manter um aspecto saudável e belo, já que atualmente o mundo convive com a valorização do culto a um padrão de beleza ideal: jovem, em forma, com a pele sem manchas e rugas, com boa textura e firmeza2,3. A ausência de cuidados específicos pode acelerar o processo de envelhecimento cutâneo e comprometer suas principais funções4.
Com o envelhecimento populacional e as exigências impostas pelo mercado de trabalho, em relação á imagem social, as indústrias de cosméticos e os profissionais da área de saúde têm investido em pesquisas para atender as expectativas dessa população que almeja pelo bem estar físico e psíquico5. Dados da folha de São Paulo (13/01/2006) embasados em pesquisa da UFF de 1995-2004 indicam que o Brasil é considerado hoje o quinto maior mercado de cosméticos do mundo, estando à frente da França e da Itália6. Segundo a pesquisa, 30% da população brasileira pensa em beleza o dia todo, somente superado pela Venezuela, país das misses, com 65% das mulheres pensando em beleza6.
As alterações morfológicas na pele ocorrem de forma precoce, principalmente pelos efeitos cumulativos da exposição solar7. Com o envelhecimento cronológico, a pele perde sua elasticidade normal, com diminuição da quantidade de colágeno e da hidratação, tornando-se seca por menor capacidade de secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas3. Além disso, o tipo de pele pode interferir no processo de envelhecimento devido as diferenças anatômicas, funcionais e biológicas8,9. Angeli et al10 evidenciou que mais da metade dos adolescentes entrevistados, não usam protetor solar ao se expor ao sol, sendo constatado um comportamento de risco para o envelhecimento precoce10.
A prevenção contínua é a melhor maneira de combater o envelhecimento, por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida. Os cuidados diários com a pele através