FISIOTERAPEUTA
O profissional de fisioterapia visa à qualidade de vida dos indivíduos. É um profissional da área de saúde com visão geralmente humanista, capaz de atuar na prevenção, como na reabilitação da capacidade física e funcionalidade das pessoas. A profissão foi regulamentada no Brasil em 1969 e experimenta um acelerado crescimento desde a década de 1980. Os locais e trabalho incluem clínicas, consultórios, centro de reabilitação, instituições de longa permanência para idosos, clubes esportivos, hospitais gerais e UTIS, academias da cidade, atendimento a domicílio e entre outras áreas.
A fisioterapia compreende o diagnóstico e o tratamento da disfunção do movimento e o aprimoramento das capacidades físicas e funcionais. Restauração e manutenção para uma função física ótima, de aptidão e bem estar, para uma boa qualidade de vida e para uma boa saúde; prevenção do início dos sintomas e da progressão das deficiências das limitações funcionais.
Tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas, o fisioterapeuta utiliza recursos como: Cinesioterapia, termoterapia, crioterapia, sonidoterapia, entre outros. A utilização desses meios tem a finalidade de preservar, manter, desenvolver ou recuperar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções. É de sua competência realizar avaliação funcional, elaborar o fisiodiagnóstico com o objetivo de detectar as alterações apresentadas, prescrever condutas fisioterapêuticas, acompanhar e reavaliar o processo terapêutico no paciente e dar alta nos serviços de fisioterapia.
A entrevista foi realizada com um profissional de fisioterapia, que atua em UTIS, especializado em fisioterapia respiratória. O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção as doenças respiratórias. Além disso, as técnicas ampliadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O