Fisioterapeuta
JÉSSICA OLIVA DAS NEVES
JOYCE SHEYLA SIQUEIRA DA SILVA OLIVEIRA
RENAN TEIXEIRA MACHADO
PISCINA TERAPEUTICA
COLATINA
2008
JÉSSICA OLIVA DAS NEVES
JOYCE SHEYLA SIQUEIRA DA SILVA OLIVEIRA
RENAN TEIXEIRA MACHADO
PISCINA TERAPEUTICA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC- sob orientação dos professores do curso de fisioterapia, como requisito parcial de obtenção de nota no trabalho complementar.
COLATINA
2008
1 PLANEJAMENTO
O passo inicial no processo de planejamento consiste em analisar adequadamente a área do serviço em perspectiva. Os passos necessários a ser dados em fase de planejamento inicial são:
Definir a população usuária,
Determinar a demanda de serviço,
Avaliar os recursos.
Uma coisa a se lembrar é que raramente os centros aquáticos são convertidos em outra atividade, por essa razão é importante que saiam certos da primeira vez. A piscina pode ficar aberta 16 horas por dia e oferecer programas alternados a cada hora, e portanto, necessitam flexibilidade e durabilidade no projeto. As características de projeto de um centro aquático devem responsabilizar-se pela temperatura da água, espaços de apoio, carga de usuários e acesso à piscina, entre outros.
O desenvolvimento do projeto é elaborado por uma equipe, que conta com: um consultor aquático, arquiteto, empreiteiro/construtor da piscina, agente de saúde e segurança.
2 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO DESIGN E CUIDADOS DA PISCINA
Considerações práticas são vitais para o planejamento e o desenvolvimento de uma piscina e suas facilidades devem preceder as idéias estéticas excessivas de design. Quanto mais simples for o design e a construção, mais útil irá se tornar a piscina tanto para uma terapia específica quanto para atividades recreacionais mais gerais.
Alguns fatores devem ser levados em consideração:
Design e dimensões da