fisioterapeuta
A fisioterapia domiciliar tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente e presente na vida dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e individualizado. Chamada também de fisioterapia home care (o termo “home care” tem origem inglesa, e significa em tradução literal “cuidados no lar”), ou fisioterapia em casa, ela surgiu com o intuito de oferecer um ambiente mais confortável e um tratamento mais direcionado para cada paciente.
As pessoas que optam pela presença do profissional de fisioterapia em casa o fazem por diversos motivos, como por exemplo: flexibilidade de horários impossibilidade de locomoção - sobretudo no caso de pacientes acidentados ou com idade mais avançada conforto e a praticidade que as nossas casas oferecem a presença da família e dos acompanhantes durante as sessões podem significar muito na reabilitação.
No caso de pacientes idosos a fisioterapia domiciliar, além de todos esses benefícios, também dá ênfase às estratégias de adaptações na residência desse indivíduo, eliminando assim algum risco de queda, capacitando-o a realizar suas tarefas de maneira independente. O profissional sempre deve informar aos familiares as devidas mudanças que podem ser necessárias na moradia desses pacientes a fim de facilitar as suas atividades e prevenir as quedas.
Além dos cuidados preventivos, a fisioterapia domiciliar exerce o cuidado paliativo promovendo melhoria na qualidade de vida em pacientes com doenças que levam a interrupção na continuidade da vida sendo muitas vezes restrito ao leito. Assim, sem necessidade de abdicar do ambiente familiar, permite a interação doente/família, transformando o momento mais confortável e seguro.