Fisiologia
Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo. A maior parte destes lagos foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Malawi e Moçambique. Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou decurso de água, como rios e glaciares geleiras que desaguam nessa depressão.
Características do lago Abaya O lago Abaya possui 60 km de extensão e 20 km de largura, com um volume de 8,2 km3, e este localiza-se numa região com clima tropical e temperaturas que variam de 15°C a 25°C. Está localizado a uma altitude de 1285 metros. Há uma série de ilhas no lago, a maior é a Aruro; outras ilhas incluem Gidicho, Welege, Galmaka e Alkali. O lago é vermelho devido a sua alta carga de sedimentos em suspensão. O lago Abaya nem sempre possui um local de escoamento, mas em alguns anos ele transborda para o Lago Chamo.
Quanto a fauna e a flora, é possível encontrarmos no lago Abaya as seguintes variedades:
Flora:
* Macrophytes emersas: Typha spp., Phragmites spp., Cyperus papyrus, Potamogeton spp. * Macrophytes flutuantes: Vossia. * Macrophytes submersas: Ceratophyllum demersum, Hydrilla verticillata, Polygonum spp. * Phytoplankton: Melosira nyassensis, Lyngbya contorta, Spirulina spp., Anabaena spp., scillatoria spp., Pediastrum clathratum, Fragillaria spp., Cyclotella spp., cenedesmus spp., Glenodinium spp.
Fauna: * Zooplankton: Daphnia spp., Chydorus sp., Leptodora sp., Cyclops sp., Diaptomus, Caridina nilotica, Philodina spp., Keratella sp., Asplanchna brightwelli, Limnocnida victoriae. * Bentos: Melania tuberculata, Bellamysa sp., Corbicula sp.,