Fisiologia
1. O que poderíamos observar ao administrar por via intravenosa uma solução fortemente hipotônica em relação às células sanguíneas?
O tecido nervoso é formado por dois tipos celulares diferentes, os neurônios e as células da glia (ou neuroglia). Os neurônios são células excitáveis que possuem características particulares como a irritabilidade e a condutibilidade, as quais permitem que todas as informações sejam transmitidas por todo o corpo. A irritabilidade corresponde à capacidade de a célula responder a estímulos, tanto internos quanto externos, ela não é a resposta, mas sim a propriedade que deixa a célula apta a responder. Estas respostas produzidas pelos neurônios assemelham-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor. Uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação por toda a sua extensão. Esse fenômeno só ocorre devido a sua condutibilidade.
2. Uma pessoa que apresenta problemas nos aspectos envolvidos com a irritabilidade de suas células neuronais, irá apresentar que tipo de problemas ao longo de sua vida?
3. E se o problema envolver o mecanismo de condutibilidade dos neurônios?
Ainda falando sobre os neurônios, eles apresentam três estruturas básicas, são elas: os dendritos, prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, o corpo celular região do neurônio onde se localiza o núcleo e de onde partem prolongamentos citoplasmáticos, e os axônios, que são prolongamentos longos únicos e que atuam como condutores dos impulsos nervosos.
4. Baseando-se o texto e na figura, quais seriam as conseqüências para o organismo caso uma das três partes do neurônio não funcionasse de forma