Fisiologia
Tipos de estudos epidemiológicos:
Descritivos: Lugar, tempo, pessoa
Analíticos: Testar hipóteses
Estudos multicêntricos
I. Tem como característica : ser realizado em vários centros de pesquisa, seguem o mesmo protocolo e o processamento e análise de dados são centralizados.
II. Vantagens e Limitações:
Maior viabilidade quando são necessárias grandes amostras (V)
Maior generalização dos resultados (V)
Maior complexidade (L)
Custos elevados (L)
Ex.: Estudo realizado com xilitol para investigar seu relacionamento com prevenção à cáries. Foram feitos em 3 universidades distintas nos EUA.
Como é o desenho de estudo mais adequado para testar a hipótese que está sendo investigada?
3 Eixos básicos:
1. Manipulação e alocação da exposição
Grandes estudos, os estudos de intervenção, onde o pesquisador manipula o fator de exposição, pois ele vai fazer uma intervenção no paciente ou os estudos observacionais, onde o pesquisador observa, mas não interfere.
2. Seleção dos participantes
Ou amostragem aleatória (representativa) onde uma porcentagem que vai representar aquela população, ou usa a técnica de restrição, ou seja, os critérios de legitimidade (sexo, moradia, condição de saúde, idade, etc) tudo dependendo da hipótese que você está testando.
3. Métodos de observação e do desfecho.
Possue 4 subtipos:
Método de observação
- Seccional: Como uma foto. 2 observações feitas num mesmo instante. Tanto o início quanto o desfechosão mensurados no mesmo momento, por exemplo: Você quer avaliar a cárie e o e a higiene num paciente. Duas observações num mesmo instante, é como se tirasse uma fotografia do momento.
-Longitudional: Como um filme. São realizadas 2 obervações em momentos diferentes da pesquisa, com um intervalo de tempo, por exemplo: Você observa a higiene agora, e após 5 meses, observa o surgimento de cárie.
Unidade de análise
-Individual: Cada indivíduo contribui com os resultados isoladamente.