Fisiologia
Álcoois são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um ou mais grupos hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. São classificados quanto ao número de hidroxilas (monoálcool, diálcool, etc.) e quanto a posição da hidroxila (primário, secundário, etc.).
O etanol é o mais comum dos álcoois, também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool (fórmula molecular: CH3CH2OH) é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. Nos Estados Unidos, até a década de 30, o etanol era obtido por fermentação de açúcares e nos últimos anos a fermentação do milho passou a ser utilizada, contribuindo para mais de 90% da produção desse álcool.
É conhecido principalmente como um componente essencial de bebidas alcoólicas. Também é utilizado como antisséptico em vários produtos, como líquidos para gargarejo bucal, desodorantes, cremes de barbear, etc.
As moléculas dos álcoois são solúveis tanto em substâncias polares como apolares, a miscibilidade do álcool acontece devido à existência de polaridade e apolaridade em sua molécula, ou seja, o álcool é solúvel tanto em água quanto gasolina.
O grupo OH, é a parte mais reativa encontrado em sua estrutura havendo assim ambas possibilidades do composto reagir: quebra da ligação oxigênio --- hidrogênio (RO --- H) havendo neste grupo a formação de alcóxidos ou oxidação, e quebra da ligação carbono – oxigênio (RCH2 --- OH) havendo neste reações de substituição e desidratação dos alcoóis(eliminação de H2O).
Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, isto é, ora se comportam como ácidos fracos, ora como bases fracas. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente.
Objetivos
Conhecer as propriedades do etanol;
Conhecer algumas aplicações do álcool etílico;
Compreender os processos de obtenção do álcool;
Conhecer as principais reações que ocorrem com os álcoois.