Fisiologia
Existem dois tipos de equilíbrio, o estático e o dinâmico. O estático serve para a manutenção da posição do corpo, principalmente a cabeça, em relação à força da gravidade. O dinâmico serve para a manutenção do corpo em resposta a movimentos súbitos, como os de rotação, aceleração e desaceleração. Os órgãos receptores para o equilíbrio formam o aparelho vestibular, que inclui o sáculo, utrículo e os canais semicirculares.
Funções do Labirinto Vestibular:
1- Transformar as forças provocadas pela aceleração da cabeça e da gravidade em um sinal biológico.
2- Informar os centros nervosos sobre a velocidade da cabeça e sua posição no espaço.
3- Iniciar alguns reflexos necessários para a estabilização do olhar, da cabeça e do corpo.
Todas essas funções são importantes para o equilíbrio (capacidade de manter a postura apesar de circunstâncias adversas). Além do aparelho vestibular periférico, o equilíbrio é também determinado pelos olhos, com sua percepção das relações espaciais pelos interceptores e pelos esteroceptores da pele.
HISTOLOGIA
Ouvido Interno
Também chamado de labirinto, é uma estrutura complexa formada por sacos membranosos cheios de líquido, que se encontram alojados dentro de cavidades na porção pétrea do osso temporal.
Ao conjunto de cavidades e canais limitados por tecido ósseo, chama-se labirinto ósseo. Dentro desse labirinto encontram-se estruturas membranosas que ocupam parcialmente as cavidades ósseas, seguindo geralmente, mas não sempre a sua forma. É o labirinto membranoso, que, apesar de em certas regiões se ligar a parede óssea, na maioria de sua extensão apresenta-se separado do osso. Existe, pois, um espaço entre o labirinto membranoso e o ósseo, Este espaço é uma continuação do espaço subaracnóideo das meninges e se apresenta cheio de um fluido, a perilinfa de composição semelhante a do líquido cefalorraquidiano. Além da perilinfa, existem delgadas traves de tecido