fisiologia
SISTEMA HEPÁTICO DAS DIFRENTES ESPÉCIES ANIMAIS
Equinos não possuem vesícula biliar, compensando a sua falta pela dilatação do sistema de ducto. Nesses animais, há apenas o ducto biliar que passa direto ao duodeno.
EXTRUTURA INTERNA DO FÍGADO E DUCTO BILIAR
Por entre as células hepáticas surgem os primeiros canalículos biliares, que conduzem a bile até dúctulos maiores que se unem formando ductos hepáticos amplos. Entrada do pâncreas
Antes, ou logo após, deixando o fígado na porta, estes se juntam em um único tronco que segue até o duodeno. Um ramo, chamado ducto cístico, oriundo do tronco comum vai até a vesícula biliar. A parte do tronco comum que fica distal à origem do ducto cístico é conhecida como ducto biliar, ou ducto colédoco.
DUCTOS QUE DESENBOCAM NO ID (Intestino delgado)
Vesícula biliar: A vesícula biliar não só armazena a bile, mas também a torna mais concentrada pela reabsorção de água.
Quando
há passagem do alimento pelo intestino, por ação hormonal, a vesícula se contrai e a bile é lançada ali.
RESUMO
FORMAÇÃO E AMAZENAMENTO DA BILE
A bile produzida pelo fígado é carregada pelos ductos hepáticos direito e esquerdo, que se unem formando o ducto hepático comum. Em seguida, este ducto une-se a outro proveniente da vesícula biliar, denominado ducto cístico, para formar o ducto biliar comum, também denominado de colédoco. O ducto pancreático une-se ao ducto biliar comum ou colédoco exatamente no ponto (esfíncter de Oddi) onde ele drena para o interior do duodeno. Entre as alimentações, os sais biliares são concentrados na vesícula biliar e apenas uma pequena quantidade de bile flui do fígado.
CONTEÚDO BILIAR
Bile= Mistura complexa de
componentes orgânicos e inorgânicos, alguns solúveis e outros insolúveis.
● Composição:
1- Ácidos biliares
2- Fosfolipídeos
3- Colesterol
4- Pigmentos biliares*
5- Íons inorgânicos
DESTRUIÇÃO DOS ERITRÓCITOS
Após