fisiologia
De acordo com o fragmento de texto abaixo (extraído da revista Pesquisa FAPESP Edição 147 - Maio de 2008) explique como possivelmente as interações hormonais e seus mecanismos de ação devem estar acontecendo.
Hormônios em alta
Para informações sobre o mercado financeiro, uma boa estratégia é medir as taxas hormonais dos operadores. Por 8 dias, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, fizeram exatamente isso. Eles recolheram saliva às 11 da manhã e às 4 da tarde para medir os teores dos hormônios testosterona e cortisol de operadores financeiros de Londres. Os resultados, publicados em abril na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram uma relação dinâmica entre o mercado, os hormônios e o comportamento dos operadores. A equipe verificou que, quando o mercado está em crescimento e as chances de lucros são boas, aumenta o teor de testosterona nos operadores, que por isso tendem a tomar maiores riscos e acelerar ainda mais a tendência ascendente. Já em situações de instabilidade financeira, o hormônio dominante se revelou ser o cortisol, que induz à cautela e acaba exacerbando a baixa no mercado. Essas relações podem explicar uma certa inércia comum nos movimentos financeiros, e por que muitas vezes especialistas envolvidos em tendências do mercado têm dificuldade em tomar decisões racionais.
A matéria relaciona a função hormonal com o comportamento humano, comente sobre outra função dos hormônios e cite um hormônio relacionado a esta função.
Como os hormônios citados no texto são classificados quanto a sua natureza química?
Sobre o item acima, descreva o principal mecanismo de ação que ocorre nessa classe hormonal.
Quais são as outras classes de hormônios quanto a sua natureza química? Descreva o mecanismo de ação de uma dessas classes.
Pesquisa para casa
Sabendo que a prolactina (responsável pela produção do leite) é permissiva a insulina, podemos concluir que uma dieta rica