fisiologia
Segundo Guyton (2006), os objetivos da respiração são prover oxigênio e remover gás carbônico para o organismo. Esse evento é dividido em 4 etapas: a ventilação pulmonar, a difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre alvéolos e sangue, transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e líquidos corporais e por fim a regulação da ventilação. Essa ventilação é desempenhada por diversos músculos que irão produzir a expansão e a contração pulmonar mediante os dois métodos: a movimentação do diafragma e a elevação da caixa torácica.
O objetivo dessa prática é relatar justamente os aspectos importantes associados à atividade respiratória nos seres humanos.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Para a realização da prática foram necessários: uma cobaia, uma fita métrica e um estetoscópio.
Na primeira etapa a cobaia despiu o tórax e sentou-se de forma que fosse possível visualizar os movimentos simétricos da expansão/retração da caixa torácica a cada ciclo respiratório. Com a fita métrica então se mediu o tórax 5 centímetros acima do apêndice xifóide, relacionando aos movimentos de expiração e inspiração. Da mesma forma mediu-se o abdome da cobaia, observando as mesmas atividades respiratórias. Por fim, foi solicitado a cobaia que ele fizesse respirações forçadas com nariz e boca semi-obstruídos, percebendo a presença de novos músculos no movimento.
Na segunda etapa, com o auxilio do estetoscópio, foi aplicada sua membrana na traquéia com a finalidade de escutar o som traqueal ou bronquial. Da mesma forma foi aplicado o estetoscópio sobre a região do tórax no 5° espaço intercostal direito com o objetivo de escutar o som ou murmúrio vesicular.
RESULTADOS:
TABELA 01: DIÂMETROS DA CAIXA TORÁCICA E ABDOME NA RESPIRAÇÃO:
REGIÃO
REPOUSO
INSPIRAÇÃO
EXPIRAÇÃO
Tórax acima 5 cm do apêndice xifóide
79 cm
84 cm
80 cm
Ao redor do abdome
75 cm
78 cm