linguagem de programação
Patrícia Feliciano, Guilherme Cesar Lamego {patthy__, guilherme_lamego20}@hotmail.com
Prof. Eliana V. Jaeger, Metodologia da Pesquisa Científica
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo apresentar de modo sintetizado as raízes da linguagem de programação atualmente denominada como C + +, assim como seus recentes empregos e fatores relevantes para seu sucesso. Para isso, contamos com técnicas de pesquisa qualitativa e análise documental da entrevista1 realizada pelo jornalista Richard Morris à Stroustrup em dezembro de 2008. Desta forma, é possível atribuir fatores que influenciaram a trajetória de sucesso de C + + como por exemplo sua portabilidade, ou mesmo a capacidade de resolver problemas em diversos níveis de complexidade, mas fundamentalmente por sua estruturação estar baseada na linguagem C, pois quando C + + foi criado não existiam várias linguagens orientadas a objeto como existem agora.
Palavras-chave: História C + +. Entrevista Stroustrup. Linguagem de Programação.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente encontramos softwares elaborados a partir da linguagem de programação C + + em várias aplicações cotidianas, principalmente em jogos, por sua capacidade de resolver complexos problemas. Stroustrup declara em sua página oficial2 que C + + foi concebido para ser eficiente nas mãos de bons programadores, capazes de expressar soluções elegantes para sistemas rígidos em problemas de programação.
O objetivo geral deste artigo é apresentar a origem desta linguagem, trajetória, assim como perspectivas para seu futuro e posição no mercado. Logo, pretende-se analisar conceitos por intermédio da entrevista, anexo 2, que fora realizada com Bjarne Stroustrup em 12 de dezembro de 2008, de modo a ponderar informações obtidas em resultados qualitativos. Justifica-se abordar Stroustrup como entrevistado por ele ter criado C + + em agosto de 1983, além de