fisiologia
Catapora-adquirida Segundo Vieira e Takahashi (2009), a varicela é uma doença altamente transmissível, podendo sua transmissão ocorrer em qualquer tempo e lugar sendo favorecida, no entanto, como toda doença de transmissão direta, pelo maior número de contatos entre as pessoas suscetíveis e as infecciosas. Em geral, o sistema imunológico controla a replicação viral, e na maioria dos casos o individuo evolui para a cura, mesmo sem um tratamento especifico.
Sarampo- adquirida Segundo Roitt; Brostoff e Male (2003), a infecção pelo vírus sarampo, são geradas células T citotóxicas CD4+ que reconhecem e destroem células positivas para o CPH de classe II infectadas pelo vírus. Isso sugere que os peptídeos do vírus do sarampo são gerados pelas vias normais de apresentação do antígeno. Entretanto, outras vias podem estar implicadas, nas quais alguns peptídeos/proteínas do vírus do sarampo penetram nas vesículas de classe II a partir do citossol, por mecanismos ainda obscuros.
Caxumba-adquirida Segundo Silva et al (1996) a parotidite epidêmica (caxumba) é doença infecciosa comum, sendo endêmica no mundo; acredita-se que cerca de 80% dos indivíduos adultos tenham apresentado a doença, porém, nem sempre uma história clínica positiva é obtida, tendo-se em vista que 30 a 40% das infecções são subclínicas1,2. São várias as complicações conhecidas sendo as mais comuns a meningoencefalite, a orquite, a epididimite e a pancreatite. A parotidite epidêmica é causada por um paramixovírus, porém, existem vários outros vírus, além de outros agentes (bactérias, protozoários, elementos tóxicos etc.) que causam doença clínica semelhante.
Referências
SILVA, Mauricio Laerte. Miocardite pós-parotidite: relato de caso. Disponível em: . Acesso em 8 dezembro 2012.
Vieira e Takahashi . A sobrevivência do Vírus varicela-zoster. Disponível em: . Acesso