fisiologia
Amanda de Oliveira Carvalho
Bruna de Melo Maia
Jéssica Glenda Schiavetti Ribeiro
Tania Santana Ibraim
Thais Catharino Malhão
Valdnei Pereira
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DAS AULAS DE FISIOLOGIA GERAL
CURSO DE PSICOLOGIA / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
Introdução
A Fisiologia é uma palavra de origem grega que significa estudo da natureza, ou seja, as ciências biológicas que estudam das funções dos componentes dos sistemas dos seres vivos, desde os seres mais simples (unicelulares) até os mais complexos (homem). Neste contexto a fisiologia inicia seus estudos com as células que compõe os órgãos, suas funções em conjunto com o funcionamento dos sistemas, ou seja, o equilíbrio funcional e celular dos sistemas.
Todos os seres vivos são formados de células, que são unidades funcionais do organismo, sendo assim, as células constituem os tecidos, os quais formam os órgãos do nosso corpo. Os sistemas que vamos estudar são, por sua vez, constituídos desses órgãos e em seu conjunto formam o organismo. Torna-se evidente a importância de um perfeito funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo para que o organismo mantenha-se com saúde. Qualquer problema ou limitação na atividade de um dos órgãos pode produzir alterações na sua respectiva função, comprometendo o desempenho do respectivo sistema e o estado de saúde dos indivíduos.
Desenvolvimento
Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular é composto pelo coração, sangue e vasos sanguíneos.
Ele possui a função de transportar e distribuir nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos, e realiza o transporte de resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados.
Anatomia Externa do Coração
Semelhante a um cone, apresentando base e ápice. Situa-se na cavidade torácica, atrás do osso esterno, acima do