fisiologia
TOLEDO/PR
ALEXANDRA ROHDEN
RELATORIO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA
(AUSCULTA CARDIACA)
Toledo-PR
2013
INTRODUÇÃO A ausculta cardíaca é importante para a identificação dos focos, bulhas, ritmo e freqüência; juntamente as possíveis alterações que ocasionam às patologias, como a estenose e a insuficiência cardíaca. Dessa forma, o médico será capaz, se necessário, pedir os exames adequados para confirmar ou descartar uma provável doença. Utiliza-se a campânula para ausculta de sons agudos, enquanto o diafragma para sons graves.
Existem quatro áreas de ausculta: foco mitral – ápice do coração (íctus) – 5º espaço intercostal; foco aórtico – à direita do esterno – 2º espaço intercostal; foco tricúspide – à esquerda do esterno – 5º espaço intercostal;foco pulmonar – próximo à esquerda do esterno – 2º espaço intercostal.
OBJETIVO
Auscultar os sons cardíacos nos diferentes focos e diferenciá-los;
Caracterizar o pulso normal (intensidade, duração e regularidade do ritmo) em diferentes vasos sanguíneos;
Perceber como a atividade física e a diminuição do retorno venoso influenciam as variáveis do pulso.
METODOLOGIA Foram abordados os assuntos do sistema cardiovascular, comentamos sobre o coração, sua função, que é bombear o sangue, suas partes átrios direito e esquerdo, ventrículos direito e esquerdo. A entrada de sangue no coração ocorre pelos átrios e a saída pelos ventrículos, fechamento de válvulas atrioventriculares e semilunares, distribuição do sangue arterial para o corpo contendo oxigênio e nutrientes, seu retorno para o coração é como sangue venoso onde contem resíduos e gás carbônico, este vai para o pulmão onde ocorre a hematose (oxigenação do sangue e liberação do gás carbônico), sua passagem para o coração e novamente o bombeamento para o corpo. Comentou- se sobre as quatro bulhas, na 1ª bulha ocorre o “lub” que dura 0,14 segundos, fecham-se as válvulas atrioventriculares, na 2ª