Fisiologia e anatomia
O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas, as glândulas endócrinas que são um grupo de órgãos (algumas vezes referido como glândulas de secreção interna) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sanguínea. Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.
Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea por uma glândula ou órgão e que afetam a atividade de células de um outro local. Em sua maioria, os hormônios são proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável. Outros são esteroides, substâncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Os hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior. A ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de outra maneira. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo. * Mecanismo de Ação Hormonal
Os hormônios esteroides e tireoidianos, lipossolúveis, afetam o funcionamento celular por alterarem a expressão gênica. Os Hormônios hidrossolúveis alteram o funcionamento celular pela ativação de receptores da membrana plasmática, que inicia uma cascata de eventos, no interior da célula.
- Interações hormonais: * Efeito permissivo: Quando um hormônio potencializa o efeito de um segundo hormônio;
* Efeito Sinérgico: Quando o efeito dos hormônios atuando em conjunto são maiores ou mais extensos, que a soma dos efeitos dos dois hormônios agindo isoladamente.
* Efeito Antagônico: Quando um Hormônio se opõe as ações de outro hormônio
Gônadas
Ovários:
Os ovários localizam-se na cavidade pélvica entre a bexiga e o reto, na escavação reto-uterina. Os ovários fixam-se