Fisiologia e Anatomia
HUMANA
AO CADÁVER DESCONHECIDO
"Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem ter que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece.
Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente."
HISTÓRIA DA ANATOMIA
Alcméon de Crotona 500 a A.C – sul da Itália, realizou dissecações em animais .
Herófilo Calcidonia e Erasistrato de Quios séc.III A.C- Alexandria; primeiros a realizarem dissecação humana de modo sistemático.
150 a A.C- foi novamente proibida por questões éticas e religiosas.
Galeano séc. II D.C – mundo helenistico, dissecou quase todos os macacos e porcos, aplicando os resultados obtidos na anatomia humana.
Albrecht Plister 1460 – publicou o 1º livro ilustrado .
Século XV - interesse dos artistas renascentistas, ex: Leonardo da
Vinci, Michelangelo
Andrés Vesalio (1514-1564) - pai da anatomia, publicou o DE
HUMANIS CORPORI, um dos livros mas importantes da anatomia.
Introdução ao estudo da
Anatomia?
Anatomia é uma palavra grega que significa cortar em partes, cortar separado sem destruir os elementos componentes. O equivalente em português é dissecção.
Anatomia é a parte da biologia que estuda a morfologia ou estrutura dos seres vivos.
Posição Anatômica
Deve-se considerar a posição anatômica como a de um atleta em posição ereta, em pé, com o olhar para o horizonte e a linha do queixo em paralelo à linha do solo. Os braços pendentes, mãos espalmadas, dedos unidos e palmas voltadas para frente.