Fisiologia - tgi
O TGI consiste em um trato alimentar que se estende da boca até o ânus e inclui órgãos glandulares que lançam seu conteúdo na luz desse trato. Sua função geral é absorver nutrientes e água (que passam para a circulação), e eliminar produtos residuais. Os principais processos fisiológicos que ocorrem nesse trato são a motilidade, a secreção, a digestão e a absorção. O TGI é importante para excreção de substâncias. Ele armazena e excreta as substâncias residuais que resultam da digestão dos alimentos ingeridos e excreta produtos oriundos do fígado, como colesterol, esteroides e metabólitos de fármacos. * ESTRUTURA GERAL DO TGI
Mucosa – é a camada mais interna do TGI e é composta por epitélio, lâmina própria e lâmina muscular da mucosa. O Epitélio reveste o lúmen e possui glândulas, sua superfície é formada por vilosidades e criptas que aumentam a área de contato otimizando a absorção. A lâmina própria, situada imediatamente abaixo do epitélio, é constituída por tecido conjuntivo frouxo com fibrilas de colágeno e elastina. É rica em vários tipos de glândulas e contém vasos linfáticos, linfonodos, capilares e fibras nervosas. A lâmina muscular da mucosa é fina e é a camada de músculo mais interna do intestino.
Submucosa – É constituída por tecido conjuntivo frouxo com fibrilas de colágeno e elastina. Os troncos nervosos, os vasos linfáticos e sanguíneos de maior calibre da parede intestinal estão na submucosa, juntamente com um dos plexos do sistema nervoso entérico (SNE), o plexo submucoso.
Camada Muscular Externa – são duas camadas de células musculares lisas subdivididas em camada circular interna (fibras musculares orientadas de forma concêntrica) e camada longitudinal externa (fibras orientadas seguindo o eixo longitudinal do túbulo). Entre as camadas musculares circular e longitudinal está o plexo mioentérico. As contrações da Camada Muscular Externa misturam e fazem circular o conteúdo do lúmen.