Atividade interdisciplinar
Cursista:
Turma:
GOIÂNIA
MAIO/2012
SUMÁRIO
QUESTÃO 1: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO 2 QUESTÃO 2: AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 5 QUESTÃO 3: INTERDISCIPLINAR 6 REFERÊNCIAS 7
QUESTÃO 1: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
De acordo com o professor Eduardo Condé, em texto intitulado Políticas Públicas: Conceitos, Características e um olhar sobre o Campo, “(...) ver as políticas como parte de um ciclo não significa um círculo, mas antes idas e vindas na vida real” (p. 43). Visto que as “fases” desse ciclo podem se sobrepor de maneira não linear, identifique no texto As políticas educacionais no Brasil da professora Rosimar como as supracitadas “idas e vindas” ocorreram no processo de universalização do ensino obrigatório.
Na educação uma política parte de demanda muito anterior, e passa por diversas fases para que seja colocada em agenda, parece que educação nunca foi prioridade nos processos de crescimento no Brasil. É uma luta constante que levou a educação evoluir para os parâmetros que nos encontramos hoje. “O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova faz repercutir nacionalmente, em 1932, os ecos do projeto liberal de modernização da educação brasileira, pautando definitivamente na agenda política nacional pelo menos três temas fundamentais: a laicidade, a coeduação e o direito de todos à educação, luta que continuou fazendo parte das preocupações de pensadores da educação na Constituição de 1934.
Esta Constituição/1934 evidencia esse modelo quando, ao mesmo tempo, afirma a instrução primária como direito de todos, por um lado definindo recursos orçamentários para o seu financiamento e, a liberdade de oferta à iniciativa privada, para oferta do ensino em todos os graus, isenção de impostos para os estabelecimentos escolares que oferecem gratuidade.
Durante o regime militar, esse projeto de massificação do ensino tem continuidade, mas com forte submissão ao modelo de