ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
Com o início da interdisciplinaridade foi conseguido um grande avanço na ideia de integração curricular, sendo a ideia central trabalhar com as disciplinas, onde devem ser preservados os interesses próprios de cada disciplina. O aluno aprende quando se tem um projeto e o ensino é significativo para ele. A interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito onde se procura fazer um trabalho coletivo e solidário na organização da escola, bem como distinguir os pontos que os unem e que os diferenciam.
Nem sempre é fácil, pois na maioria das vezes os professores e ou a própria escola estão despreparados e até mesmo resistem a certas mudanças e pode levar um certo tempo para se acostumarem com a ideia, pois falar em interdisciplinaridade é fácil, mas pode ser difícil de praticar e para isso depende da atitude de busca, envolvimento e compromisso diante do conhecimento tendo como objetivo a busca por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola.
Segundo Fazenda (1993), “o pensar interdisciplinar parte do princípio de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma racional. Tenta, pois, o diálogo com outras formas de conhecimento, deixando-se interpenetrar por elas. Assim, por exemplo, aceita o conhecimento do senso comum como válido, pois é através do cotidiano que damos sentido às nossas vidas. Ampliado através do diálogo com o conhecimento científico, tende a ser uma dimensão utópica e libertadora, pois permite enriquecer nossa relação com o outro e com o mundo”.
Foi desenvolvida uma atividade interdisciplinar com o 3º ano do ensino fundamental da EMEF Girassol, uma turma com 9 alunos onde o tema da atividade foi OS FILHOS DE DONA SEMANA, onde os alunos deveriam criar uma história com os dias da semana.
A