Fisiologia Geral
1) A velocidade efetiva de difusão refere-se as propriedades elétricas e química que ocorre através da membrana, que refere-se também ao gradiente de concentração de íons entre o lado externo e interno da membrana celular.
2) O transporte ativo é o transporte de substâncias contra seu grandiente de concentração. Esse fato requer o gasto de energia ATP e proteínas integrais. Já na difusão facilitada, ocorre em virtude do gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado ultilizando proteínas carreadoras. A diferença entre ambas é que no transporte ativo há gasto de energia ATP pois as substâncias são transportadoras contra seu gradiente de concentração, e na difusão facilitada não ocorre gasto de energia ATP e as substâncias são transportadas em virtude do gradiente de concentração.
3) Sódio e potássio são íons e a tendência é que a quantidade de sódio e de potássio seja igual no interior e no exterior da célula. A função da bomba de sódio-potássio é deixar a maior quantidade de sódio fora da célula e a maior quantidade de potássio dentro da célula. Isso faz com que um lado fique carregado positivamente e o outro negativamente. A importância de controlar e equilibrar o ambiente interno do ser vivo.
4) A difusão facilitada ocorre quando o íon ou substância é insolúvel na matriz lipídica, ou quando possuem um tamanho molecular muito grande para passar através dos poros da membrana plasmática, tendo que se dissolver e passar através da membrana celular conectado a uma proteína carregadora específica para tal substância, anexada a membrana celular. As células apresentam uma diferença de potencial elétrico entre um lado e o outro da membrana plasmática, com o lado de dentro negativamente carregado em relação ao lado de fora da célula. O potencial elétrico existe para impedir o fluxo de um determinado íon em qualquer direção na membrana plasmática. O potencial de difusão depende de três fatores para que ocorra, a polaridade da