Fisiologia geral
Aqui estão as informações que compilamos a respeito dos sistemas em pauta.
SISTEMA URINÁRIO
O sistema urinário é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina – o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Esse sistema participa da manutenção da homeostase através da eliminação de restos do metabolismo, de água e outras substâncias pela urina.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. Tem a forma de um grão de feijão enorme de cor marrom avermelhada e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex – mais externo, e a medula – mais interna. O polo superior é coberto pela glândula suprarrenal. O rim direito relaciona-se com o fígado, duodeno e cólon ascendente. O rim esquerdo relaciona-se com o estomago, pâncreas e colón descendente. Cada rim é formado por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
O sangue arterial é