Fisiologia geral
O objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre quatro sistemas, deles: Sistemas Cardiovascular, respiratório, digestório e renal e depois fazer uma discussão sobre uma doença de cada sistema relacionando aos aspectos psicológicos ou psicossociais. Embasadas em todo o estudo realizado anteriormente, permitiu-nos a identificação da importância da intervenção do psicólogo junto com a fisiologia e o entendimento desse no meio.
Palavras chave: Sistemas cardiovascular, respiratório, digestorio e renal, Anatomia, psicossocial e psicológica.
2 Sistema Cardiovascular
A principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio às células. O sistema cardiovascular é um sistema fechado, ou seja, sem comunicação com o exterior, é constituído pelo sangue, coração e vasos sanguíneos, que tem a função de levar sangue, por toda a rede vascular.
Ele apresenta dois tipos de vasos, as artérias e as veias. As artérias são mais resistentes e mais flexíveis que as veias.
Artérias são os vasos que saem do coração e veias são os vasos que chegam até o coração.
O sangue arterial é rico em oxigênio, enquanto o venoso é em gás carbônico.
O coração esta localizado na região central do tórax e, fica protegido pela caixa óssea, que é formada pelas costelas e pelo esterno.
2.1 Discussão de uma doença relacionada ao sistema
Doença: Angina
A angina é uma doença cardiovascular e é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. Devido à deficiência na irrigação sanguínea, o coração não recebe o oxigênio e nutrientes de forma correta. O coração dói e essa dor é sinal de que o mesmo está recebendo menos sangue do que precisa. Os principais sintomas da Angina são as dores e a pressão no peito, durante uma atividade física a dor se torna mais intensa, e diminuem durante o sono ou o descanso. As dores podem aumentar por influência da temperatura, estresse e estômago cheio. Para tratar a Angina é necessário